O Poder do Clima: Como a Temperatura Pode Impulsionar as Vendas

Você já parou para pensar em como o clima influencia nossas decisões de compra? Pois é, pesquisas recentes mostram que varejistas e profissionais de marketing podem manipular o comportamento do consumidor e impulsionar a intenção de compra usando dados de temperatura a seu favor.

Publicidade Ativada pela Temperatura – Uma Oportunidade para Aumentar o Engajamento

Estudos mostram que quando uma pessoa se sente aquecida, isso ativa memórias associadas ao calor, como conforto e confiança. Isso significa que os consumidores são mais propensos a confiar na opinião dos outros (leia-se: sua mensagem de marketing) e a se conformar com ela.

Um anúncio ou recomendação de produto provavelmente terá uma influência maior se estiver quente dentro da loja, ou se for visto por um consumidor em um dia quente. De fato, um estudo de Xun Huang descobriu que a temperatura ideal para isso é entre 24-25 °C.

Como a Temperatura Afeta a Intenção de Compra do Consumidor

Esse sentimento de proximidade, confiança e desejo de conformidade, induzido por temperaturas quentes, não se aplica apenas a conexões interpessoais. Importante, também se aplica a como os consumidores se relacionam com os produtos. Em um estudo de 2013 de Yonat Zwebner, os participantes foram convidados a segurar almofadas terapêuticas quentes ou frias. Em seguida, eles foram instruídos a avaliar o preço de uma seleção de bens de consumo, como relógios, pilhas e lanches. Aqueles que se sentiam quentes estavam dispostos a pagar significativamente mais pelos produtos do que o grupo exposto ao frio.

Como a Temperatura Impacta o Tráfego de eCommerse e as Vendas Online

Zwebner também analisou como a temperatura ambiente afetava as vendas online. Ele rastreou métricas de um portal de compras de comparação de preços online, que apresentava um botão de ‘compra’, e traçou os dados de cliques em relação às temperaturas médias diárias históricas. Milhões de cliques para 8 categorias de produtos foram analisados ao longo de um período de 2 anos. Mais uma vez, foi encontrada uma correlação entre temperatura e intenção de compra – no entanto, essa correlação positiva tinha um ponto ótimo de cerca de 30-35% C, após o qual a intenção de compra começa a se estabilizar – o que significa que os consumidores são mais propensos a comprar quando estão se sentindo quentes, mas não desconfortavelmente quentes.

Conclusão

Para os profissionais de marketing, esses dados mostram que os gatilhos térmicos podem ser usados para informar as compras de mídia e exibir anúncios mais contextualmente relevantes para o espectador. Os experimentos acima mostram que a publicidade ativada pela temperatura em tempo real pode ser usada efetivamente em áreas onde a temperatura está em um nível ótimo para aumentar o impacto da mensagem de marketing e aumentar a intenção de compra.