Site e aplicativo da Climatempo registram movimento maior de anunciantes que veiculam campanhas de acordo com as mudanças do tempo. Entre eles, redes de farmácias e fabricantes de medicamentos
As variações bruscas de temperatura cada vez mais frequentes e as alterações nos padrões de sazonalidade das estações do ano, influenciadas pelas mudanças climáticas e pelos fenômenos meteorológicos, estão levando cada vez mais marcas a vincularem suas campanhas publicitárias às mudanças no tempo. A Climatempo, a maior e mais reconhecida empresa de consultoria meteorológica e previsão do tempo do Brasil e da América Latina, vem registrando um aumento dos investimentos de publicidade em seu site e aplicativo no momento que as condições climáticas mudam bruscamente, elevando a audiência do público interessado em saber o que esperar do clima.
Até agosto, foram veiculadas mais de 190 campanhas nos canais da Climatempo, com média superior a 23 por mês, e a expectativa é que esse número se amplie na chegada da primavera e do verão.
Atualmente, estão no ar campanhas de medicamentos antigripais comercializados pelas Drogarias São Paulo e Pacheco, para as praças das capitais São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, além da marca de descongestionante nasal Decongex Plus do laboratório Aché. As ações levam em consideração a oportunidade de falar com os consumidores neste inverno de temperaturas acima da média e períodos de quedas bruscas dos termômetros, que acarretam maior incidência de gripes e resfriados.
“Nossos principais momentos de veiculação de campanhas são no verão, no inverno e quando há viradas significativas no tempo, pois são os períodos em que as pessoas mais acessam nossos canais em busca de informações sobre as previsões de como será o clima no dia ou na semana”, afirma Murilo Franco, Head da área comercial da Climatempo.
As campanhas são veiculadas por meio de banners no portal da Climatempo, que registra mais de 20 milhões de acessos mensais, e através de push notification no seu aplicativo, que tem mais de 3 milhões de downloads e 700 mil usuários ativos.
“Entregamos para os usuários, nos mesmos canais, as informações sobre as campanhas e as previsões meteorológicas. Dessa forma, o gatilho da veiculação do anúncio é exatamente o momento da virada da temperatura numa determinada localidade, com base na real sensação térmica das pessoas”, explica Franco, ao destacar que, no push notification do aplicativo, por exemplo, a Climatempo informa a mudança do clima ao mesmo tempo que veicula a campanha.
As campanhas ganham ainda mais assertividade por conta da segmentação em nível nacional, por região, estado e também por cidade, alinhando as previsões do clima em cada localidade à veiculação dos anúncios. Atualmente, as receitas publicitárias representam cerca de 40% do faturamento da Climatempo.
Além da sazonalidade
A frequência cada vez maior dos extremos climáticos também está mexendo com a sazonalidade do mercado, abrindo oportunidades de veiculação de campanhas em momentos pouco usuais.
“O fato de não termos mais estações bem definidas, requer atenção dos anunciantes, porque não é possível mais programar a publicidade de produtos como sorvetes ou protetores solares apenas no verão”, observa o Head da área comercial da Climatempo.
Nesse sentido, ele alerta que as marcas já podem se preparar para uma estação da primavera com temperaturas acima da média, o que deverá mexer com a sazonalidade de vários produtos.
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Fonte: GPCOM Comunicação Corporativa.